A priore a compreensão do que é uma classe não é nada complicado. Para provar isso vamos usar o seguinte exemplo: Você está no meio de um projeto e recebe a função de criar uma "coisa" que imprima qual a percentagem de um valor x em relação a um valor y. Essa coisa que você vai criar pode ser uma classe, uma classe que vai ter 3 variáveis(atributos), x, y e resultado, dos quais 2 deles(x e y) seram passados pelo usuário e possuirá 3 funções(métodos), que nesse caso seram, setXY(), getXY(), showXY() .
Montando uma classe
Iremos fazer uso de um pseudocódigo para criação da estrutura dessa classe.
percentagem
-------------------------------
x : Integer
y : Integer
resultado : Integer
-------------------------------
setXY(x : Integer , y : Integer) : Integer
getXY(x : Integer , y : Integer) : Integer
showXY(x : Integer , y : Integer) : void
Temos aí o que seria uma representação de uma classe percentagem usando UML.
Conclusão
As classes por si só são simples, na verdade, é um tipo de dados não primário. Elas possibilitam a organização de grandes projetos com pouco esforço, em comparação com as linguagens que são restritamente estruturadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário